Links

Como usar o WhatsApp para marketing e vendas? /PT

Com o avanço da tecnologia e o aumento do uso de smartphones, o WhatsApp se tornou uma ferramenta fundamental no cotidiano das pessoas. E não é só na vida pessoal que o aplicativo ganha espaço, mas também no mundo dos negócios. Empresas de todos os tamanhos têm utilizado o WhatsApp como uma ferramenta de vendas, e com resultados expressivos.Segundo uma pesquisa da Mobile Time/Opinion Box, realizada em 2020, o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros, com 99% de adesão, superando até mesmo o Facebook. Isso significa que a maioria dos consumidores já está presente na plataforma, o que torna o WhatsApp uma oportunidade de ouro para as empresas.
Mas como o WhatsApp pode ser utilizado para gerar vendas?

Como vender no WhatsApp?

Para converter leads no WhatsApp, é preciso criar uma estratégia eficiente que leve em conta as particularidades da plataforma.
Primeiro, é importante ter uma conta oficial (WhatsApp Business API) para transmitir mais confiança e credibilidade aos seus contatos, além de permitir a aplicação de automações e integrações, garantindo a produtividade do seu time de vendas.

Como atrair tráfego para WhatsApp?

Se você já tem uma conta empresarial no WhatsApp, o próximo passo é fazer com que mais pessoas comecem uma conversa com você.
Uma das estratégias mais eficazes é o uso de anúncios CTWA (Clique para conversar no WhatsApp), que permitem ao usuário entrar em contato com a empresa diretamente pelo WhatsApp ao clicar no anúncio. De acordo com uma pesquisa realizada pelo próprio WhatsApp, anúncios CTWA geram uma taxa de conversão 7 vezes maior do que os anúncios que levam a uma página externa.
Existem diversas estratégias e cases de sucesso que podem servir de inspiração para quem quer aproveitar todo o potencial desse canal.

Benefícios dos Anúncios que Clicam para WhatsApp

  • Engajamento instantâneo: Ao começar uma conversa no WhatsApp, você gera uma conexão única com o usuário, podendo engajá-lo de forma muito mais próxima do que levando para uma página web, por exemplo.
  • Aumenta as conversões: Ao gerar uma conversa diretamente com a empresa, o anúncio pode aumentar significativamente as chances de conversão. Isso ocorre porque os usuários podem ter dúvidas instantaneamente esclarecidas e ser direcionados para o processo de compra com mais facilidade sem atritos com outros meios de comunicação.
  • Fácil de usar: O CTWA é fácil de implementar. Basta selecionar como um objetivo de campanha nos anúncios da Meta. Não se preocupe, fizemos um passo a passo para você sobre como fazer sua primeira campanha.
  • Rastreabilidade: Ao conversar com o seu cliente, você está gerando dados que podem ser usados para entender melhor as necessidades e desejos do seu público-alvo, permitindo também medir o sucesso de suas campanhas de marketing.
  • Fortalecimento da marca: O uso do CTWA pode fortalecer a marca de uma empresa, tornando-a mais acessível e facilitando a comunicação com seus clientes. Um exemplo é a Nissan que teve um aumento de 15% de reconhecimento de marca em um case.
Detalhamos como criar esse tipo de anúncio aqui. Se você tem alguma dúvida, é só escrever para [email protected] e estaremos felizes em ajudar!